Por que as aranhas decoram as teias?
- Deyse Helena
- 22 de abr. de 2020
- 1 min de leitura
As aranhas (Araneae) pertencem a ordem de artrópodes da classe Arachnida. Podem se diferenciar conforme cada espécie, morfologicamente e estruturalmente de acordo com sua função e habitat.
As aranhas construtoras de teias podem ter diferentes estratégias para a captura de suas presas, dentre elas, a produção de teias decoradas e não decoradas. A teia das aranhas é feita através de um líquido expelido pelos poros das dianteiras. A teia contém proteínas por isso, os filhotes ao nascerem se alimentam dela.
As aranhas podem produzir teias decoradas e as não decoradas. Conforme estudo, as aranhas que produzem teias decoradas conseguem capturar uma quantidade maior de presas comparadas com as aranhas que faziam teias mais simples, as aranhas de teias decoradas ganham vantagem sobre isso, já que se alimentam melhor, tem maiores chances de construir teias decoradas, sendo assim, serão encontradas em maior número.


Ao se manterem expostas na teia, elas desenvolveram diferentes estratégias para evitar a sua predação. Podem se manter imóveis, construírem refúgios de seda na borda da teia, se atirarem da teia quando se sentirem ameaçadas ou construírem estabilimentos que mantenham a aranha camuflada.
Referencias:
ALCOCK, John. Comportamento Animal: Uma Abordagem Evolutiva. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 591 p.
Gonzaga, M.O. 2007. Inimigos naturais e defesas contra predação e parasitismo em aranhas, pp. 209-238. In: Ecologia e comportamento de aranhas (Gonzaga, M.O.; Santos, A.J. & Japyassú, H. orgs.). Editora Interciência, Rio de Janeiro:.
Escrito por:
Deyse Helena Ribeiro Martins
Pamela Cassia da Silva
Muito interessante, o padrão rendado das telhas fornece vantagem adaptativa. Parabéns pelo texto!