Um breve comentário sobre Fatores Evolutivos
- Diana Di
- 7 de abr. de 2020
- 1 min de leitura
Fatores evolutivos abordam conhecimentos sobre mutações, seleção natural, deriva genética e fluxo gênico de populações migrantes; e estes fatores fogem do equilíbrio de Hardy e Weinberg.
As mutações ocorrem ao acaso e são assim chamadas pois é uma modificação do genótipo, trazendo consigo mudanças nos organismos, sendo elas positivas para a espécie ou não. Nos tempos atuais podemos exemplificar com a evolução de bactérias e vírus que nos acercam, estes microrganismos não nos deixam esquecer que, a evolução existe e ela é contínua.
Seguindo a lógica temos a seleção natural e a deriva genética, a seleção natural vai se dar através das situações ecológicas e na seleção sexual. Já a deriva genética mostra como os organismos podem ser modificados por isolamento das espécies.
Entender como estes mecanismos evolutivos funcionam é fundamental para o estudo de genética de populações.
A genética de populações toma a frente de acompanhar casos de doenças genéticas, para compreender a hereditariedade e frequência daquela mutação em alguns locais. Podemos citar como exemplo o projeto Genética no sertão, que acompanha famílias com casos de doenças genéticas e explicam para a população de Serrinha dos Pintos a relação entre lações consanguíneos e distúrbios genéticos.
Um ótimo documentario sobre o assunto:
Quatro Heranças- Genética médica populacional
https://vimeo.com/52122415
Comments